como eliminar cicatriz após o parto

Como eliminar cicatrizes deixadas após o parto normal e/ou cesariana

Mesmo sabendo que o parto normal é um dos melhores métodos, pois a recuperação a rápida e depois de ter o bebê à mulher consegue voltar a sua vida normalmente, ainda existem muitas mulheres que preferem realizar a cesariana.

Por preferencia ou até mesmo necessidade a cessaria lhe dar a praticidade de saber exatamente o dia e a hora que seu bebê irá nascer. A maior parte das mulheres opta em fazer cesariana para evitar a dor do parto normal. Porém a cesariana é uma cirurgia que expõem a mulher a muitos riscos durante e depois do parto, pois é uma recuperação mais devagar e exige diversos cuidados.

Uma preocupação da mamãe e dos médicos ginecologista é a cicatriz que o procedimento deixa no corpo da mulher, principalmente por ser uma cicatriz na barriga aonde é um dos locais mais preocupantes quando o assunto é os cuidados do corpo.

Enquanto a cicatriz da cesariana…

Os médicos tendem a fazer uma linha o mais discreta possível, normalmente esse ponto e feito bem na região abaixo do abdome que costuma a serem tampados com o biquíni, os pontos que são realizados no local é feito com um fio bastante delicado e fino, por dentro e por fora do corpo, depois de 7 a 15 dias é através de um pequeno fio que os pontos são retirados.

Apesar de todo o cuidado é possível que esse corte inflame e reaja de maneira inesperada, se tornando uma cicatriz hipertrófica ou até mesmo uma queloide.

A queloide é quando a cicatriz se torna volumosa, ocorre facilmente em qualquer corte realizado no corpo, surge de maneira espontânea ou após uma infecção ou lesão ao tecido. Já a cicatriz caracterizada como hipertrófica é quando ocorre o engrossamento da cicatriz comum.

Tratamento para as cicatrizes originadas da cesariana

Para queloides o tratamento é realizado através de cremes ou pomadas as bases de corticoides com o tempo e o uso correto tendem a ter melhoras, outro tratamento é a aplicação de agulhas bem finas direto na cicatriz com uma sustância própria para o tratamento.

É importante que o local esteja cicatrizado para que comece o tratamento, esse período de cicatrização leva até 6 meses para se concretizar. Em alguns casos não é preciso intervenção cirurgia íntima onde as cicatrizes com o uso de cremes e pomadas voltam a normal com o tempo.

Depois de pelo menos 1 anos alguns outros remédios podem clarear ou apagar de vez a cicatriz da cesariana, o importante também é ter o acompanhamento do dermatologista que através dele pode ser receitado um remédio local a base de acido ou até mesmo um procedimento simples como o peeling local.

Com a modernidade de hoje também é possível que utilize procedimento de aplicação no local, aonde a paciente é submetida à aplicação de injeções de acido hialurônico, que estimula 100% o colágeno nas camadas mais profundas da pele e torna o relevo mais uniforme e homogêneo.

Há inúmeros procedimentos tais como aplicação de laser e luzes, para o sumiço de linhas indesejadas ou cicatrizes por conta de vasos.

Cuidados após o parto de cesariana, algumas dicas importantes que melhoram o processo de cicatrização…

  • Nesse período de cicatrização e clareamento da marca, não pegue sol, pois os raios solares estimulam ainda mais a irritação das cicatrizes, ir a praia somente utilizando filtro solar.

  • Utilize a fita de silicone ou micropore sob a cicatriz, isso mesmo após a retirada dos pontos, as fitas retiram toda a tensão causada na região, utilize por no mínimo 30 dias, isso evita o desenvolvimento de cicatrizes indesejadas.