Ginecologia

Entenda sobre ginecologia…

A ginecologia é a ciência que estuda o aparelho genital feminino, os especialista em ginecologia são médicos destinados a tratar doenças que aparecem no aparelho reprodutor feminino, afetando os ovários, a vagina e o útero.

Com a ajuda dos avanços tecnológicos que ajudou muito a desenvolver ainda mais essa medicina que estuda a intimidade feminina, a ginecologia obstetrícia se preocupa com o corpo e saúde da mulher durante o período de gravidez.

Hoje a maioria dos profissionais obstetras são ginecologistas e vice e versa, a ginecologia é a ciência que permite o diagnóstico e tratamento de doenças como o prolapso, a dismenorreia, o cancro, a infertilidade e a menorragia.

Um instrumento do ginecologista é o espéculo que possibilita que o especialista realize exames no colo do útero, as mulheres precisam estar realizando consultas ao ginecologista de forma periódica para se assegurar que estão com a saúde em dia, além disso se prevenir é o melhor remédio.

Alguns exames causam um certo desconforto ao paciente que por conta disso muitas vezes acaba postergando ainda mais o tratamento, o exame mais habitual realizado pelas as mulheres é a prova de Papanicolau, também muito conhecido com citologia vaginal, o ginecologista retira células da epitelial que se encontram no colo do útero.

O que permite a mulher ter inflamações, através deste exame é possível investigar também a possibilidade da paciente ser ter cancro no colo do útero.

Como é a primeira consulta ao ginecologista?

A primeira consulta costuma a assustar muitas mulheres, mais na maioria das vezes trata-se de uma conversa informal, que acaba sendo a melhor escolha principalmente ser a paciente for tímida demais, o médico ginecologista costuma fazer perguntas de doenças relacionadas a infância, ciclo menstrual, hábitos e histórico familiar.

Dependendo da idade da paciente e ser a mesma for ou não mais virgem o médico irar instruir sobre gravidez, sexo e doenças transitiveis através do ato sexual.

Outra dúvida comum de muitas jovens que estão começando agora a sua vida sexual, é ser elas precisam ir no mesmo ginecologista da mãe delas?

É importante que o médico (a) seja de confiança e deixe o jovem a vontade, visto que vão ser tocado em assuntos bem íntimos. Então vá a um ginecologista de preferência mulher é de sua confiança.

A conversa entre o ginecologista e o paciente são extremamente sigilosas, por isso em hipótese alguma a conversa e retransmitida aos pais da paciente, somente em caso de diagnósticos de alguma doença a família da jovem é informada.

O exame é doloroso?

Se a paciente for virgem, ou seja, nunca teve nenhuma relação sexual, o médico ginecologista avalia apenas a região do abdome, os seios e a parte externa da região intima feminina.

O exame físico é obrigatório ser realizado?

Na primeira consulta é realizado apenas um diálogo, aonde o paciente pode tirar dúvidas e conhecer o médico, esse momento é para expor as queixas e tira todas as dúvidas da intimidade feminina.

O toque vaginal só é realizado nas meninas que iniciaram a vida sexual, além também do toque, que é o procedimento que o médico (a) executa de examinar a vagina e o colo do útero por dentro, com o auxílio de um aparelho chamado espéculo. O toque é o exame realizado para avaliar o tamanho dos ovários e do útero.

A ginecologia é a ciência que estuda a intimidade da mulher, estuda o aparelho reprodutor feminino, aonde visa garantir saúde e bem estar para o corpo da mulher, o acompanhamento com essa especialidade deve ser continuo, é importante sempre estar consultado o ginecologista para acompanha as mudanças do corpo.