Procedimento Cirurgia Robótica
Cirurgia Robótica em Cirurgia Minimamente Invasiva em Ginecologia - Endometriose
A cirurgia minimamente invasiva em ginecologia avançou de forma considerável nos últimos anos. Muitas doenças benignas, como miomas, adenomiose acabavam por ser tratadas com cirurgias consideradas radicais em ginecologia. Porém, a evolução tecnológica proporcionou possibilidades diversas para o tratamento dessas doenças e impactando de forma muito positiva a abordagem operatória para mulheres com doenças ginecológicas.
Recentemente a cirurgia minimamente invasiva em ginecologia recebeu sue mais novo reforço tecnológico, a cirurgia ROBÓTICA, onde o cirurgião adquiriu capacidade de realizar a operação através de braços mecânicos de um robô. Já estão disponíveis em alguns hospitais 2 versões de robôs que estão mostrando resultados cirúrgicos superiores à cirurgia laparoscópica convencional. No momento já utilizamos uma dessas plataformas para o tratamento cirúrgico de endometriose em nossas cirurgias.
A cirurgia robótica assistida oferece um pós-operatório com menor dor e menos necessidade de utilização de medicações analgésicas, pode diminuir o tempo operatório conforme experiencia do cirurgião, melhor visualização devido câmeras e ópticas com tecnologias superiores e ausência de tremores em movimentos cirúrgicos. A facilidade para realização de suturas – pontos cirúrgicos me parece um ponto forte para a cirurgia robótica.
Nas cirurgias realizadas com auxílio da robótica, a equipe conta ao menos com dois cirurgiões. Um deles fica responsável por controlar os braços mecânicos a partir de um console e o outro posiciona-se de prontidão próximo à paciente e ao restante da equipe para poder prestar todo auxílio no decorrer do procedimento e ajudar em uma possível emergência.
No campo da ginecologia, esse tipo de cirurgia tem sido desenvolvida para melhorar os resultados dos procedimentos e minimizar o impacto do trauma cirúrgico para patologias tratadas com cirurgias.
Cirurgia laparoscópica com assistência robótica apresenta as mesmas vantagens das cirurgias minimamente invasivas feitas por videolaparoscopia, com o acréscimo de maior conforto e precisão para o cirurgião e, como consequência, mais segurança para a paciente.
Entre as desvantagens da cirurgia robótica estão questões econômicas e de treinamentos e capacitação adicionais. Há também algumas restrições impostas pela falta de uma variedade maior de instrumentos, que existem em laparoscopias convencionais e, por isso, não é todo tipo de cirurgia ginecológica que pode ser realizada com o auxílio de robôs, ainda.
Converse com seu médico de confiança e informe-se sobre as possibilidades de cirurgias feitas com assistência robótica.