Como é feita a cirurgia de Ninfoplastia?

Ninfoplastia ou Labioplastia Menor

O Brasil é um dos países lideres em cirurgias plásticas em região intima feminina segundo informações passadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e é um dos países que lidera o ranking com cirurgias plásticas e da intimidade no mundo.

A Ninfoplastia ou também chamada de Labiolastia menor é a mais conhecida cirurgia intima feminina e tem a grande responsabilidade de estimular a autoestima e autoconfiança da mulher com o seu próprio corpo.

Algum dia você já ouviu falar em ‘’ monte pubiano ‘’ que é um termo um pouco desconfortável usado para designar o tamanho da vagina da mulher. Trata-se de um assunto estético que traz a baixa da alta estima da mulher com o próprio corpo, onde a mesma não consegue sentir-se bem nem quando estiver vestida.

A cirurgia de Ninfoplastia visa melhorar a qualidade de vida e a intimidade da mulher com o seu corpo.

Consiste em um procedimento cirúrgico vulvar indicado para mulheres que sentem um desconforto devido o volume ou tamanho excessivo dos pequenos lábios vaginais.

Porque o procedimento de Ninfoplastia é pouco conhecido e pouco divulgado?

É uma cirurgia ainda pouco procurada pelas mulheres devido a um grau variado de constrangimento que o assunto pode trazer. Grande parte das mulheres têm dificuldades em abordar o tema, porém a maioria sente-se incomodada com o grande volume dos pequenos lábios vaginais. Geralmente após a cirurgia o que se vê são mulheres autoconfiantes e com autoestima renovada.

Como é feita a cirurgia de Ninfoplastia?

O procedimento é cirúrgico e a paciente submete-se a uma anestesia local ou raquianestesia dependendo da avaliação ginecológica prévia realizada em consultório por médico ginecologista especializado. O procedimento cirúrgico dura cerca de 1 hora. A cirurgia é realizada com incisões locais ou ressecção do excesso de pele com Laser e posteriormente são conferidos pontos plásticos no local para assegurar uma adequada cicatrização.

Pode ser aplicado também, se necessário, um enxerto com tecido gorduroso ou material sintético nos grandes lábios que pode proporcionar uma melhora na aparência vulvar.

Pós-operatório da Ninfoplastia

O pós-operatório requer cuidado e repouso, pois o procedimento é invasivo e necessita de atenção para adequada cicatrização. A paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia e a cicatrização pode requerer alguns dias ou semanas. Os fios utilizados na sutura da cirurgia são absorvidos pelo organismo.

Há necessidade de retorno em consulta médica no pós operatório para acompanhamento de uma adequada cicatrização. O retorno da rotina normal de práticas esportivas bem como do relacionamento íntimo só pode ser realizado após 30 dias do procedimento. O resultado definitivo pode ser dado em até seis meses após a cirurgia.

Existe risco de alteração da sensibilidade local?

Apenas durante processo de cicatrização a sensibilidade dos lábios vaginais pode ser prejudicada e por volta de três meses geralmente ocorre o retorno à normalidade.

Itens que levam uma mulher a decidir fazer a Ninfoplastia?

Aspecto estético da região. Assume-se que o tamanho e proporções são maiores do que o normal, levando a baixa da autoestima da paciente;

Odor desagradável;

Desconforto no relacionamento;

Constrangimento sexual por conta da vergonha de ser expor ao parceiro;

Constrangimento ao mostrar o corpo em locais públicos;

Desconforto com roupas de banho ou roupas justas demais;

Escurecimento da área, envelhecimento da pele e pequenos lábios vaginais grandes e volumosos.

Independentemente do motivo a cirurgia é realizada para melhorar a estética a autoestima da mulher. Além dos cuidados estéticos, o importante é sentir-se bem consigo mesma. O procedimento hoje esta sendo cada vez mais procurado por mulheres que se preocupam com a questão genital e por isso se você também esta preocupada nos procure e tire todas as suas duvidas a respeito do procedimento, isso lhe dará mais coragem e segurança de realizar a Ninfoplastia.

Dr. Bruno Bonilha