O que é mioma?
O mioma é nomeado cientificamente um tumor benigno, esse tumor basicamente é composto de músculos uterinos que com o tempo cresce de dentro para fora, sendo assim pode alterar o formato dos órgãos. Essa doença costuma permanecer estável durante um bom tempo, e em seguida em poucos meses pode crescer, é uma doença que aparece em mulheres com idade média de 40 a 50 anos de idade, é tem mais frequência de aparecer em mulheres negras.
Na medicina não há nenhum registro da enfermidade no primeiro ciclo menstrual. A causa do mioma ainda é algo curioso para a medicina, à única certeza é que o que influencia o seu desenvolvimento é a progesterona e o estrogênio substancia presente no organismo das mulheres, o mioma pode aparecer tanto no período de menopausa aonde há uma queda da produção de hormônios.
Durante o período de gravidez é um dos piores ciclos, aonde é possível se detectada a doença. O aparecimento do mioma pode estar ligado ao fator de risco da idade, origem, etnia, obesidade e histórico familiar.
Conheça os principais sintomas do Mioma
O mioma é uma doença que se manifestam em cerca de 80% das mulheres, grande parte delas apresentam sintomas que causam desconforto a medida que a doença avança.
-
Sangramento fora de hora – isso pode variar entre uma menstruação para outra;
-
Menstruação irregular – períodos logos e com cor bem forte, o sangramento continuo pode levar a paciente a uma anemia;
-
Cólicas intensas;
-
Fortes dores abdominais, principalmente no ato sexual;
-
Problemas urinários – vontade mais frequente de urinar, supostas infecções, tais como cistite e infecção dos rins.
Como é feito o diagnostico
O mioma pode ser detectado através do exame ginecológico de rotina que as mulheres realizam, através do procedimento é possível que especialista perceba a alteração do útero e o aumento dos relevos. A ultra sonografia trans. Vaginal confirmar o diagnostico, através do procedimento é possível que veja a quantidade de miomas, a localização e o tamanho de cada mioma existente.