Obstetrícia

Trata-se da ciência que o estuda o corpo da mulher, a medicina trata de especialidades de doenças que podem atacar o sistema reprodutor feminino, como útero, ovário e a vagina, quase todos os profissionais especialistas em ginecologia são também obstetras.

As principais doenças tratadas pelo obstetra ginecologista:

  • Câncer de ovário, útero, vagina, vulva e tubas uterinas;

  • Amenorréia – ausência dos períodos menstruais;

  • Incontinência urinaria;

  • Menorragia;

  • Infertilidade e fertilidade;

  • Dismenorreia – períodos menstruais com terríveis cólicas;

  • Mioma;

  • Prolapso dos órgãos pélvicos;

  • Doenças inflamatórias pélvica;

  • Cisto ovariano;

A ginecologia obstetrícia é uma especialidade reconhecida e registrada pelo o Conselho Federal de Medicina do Brasil.

A ginecologia obstetrícia hoje trata diversas doenças com o uso de laser:

  • Pólipo uterino;

  • Ovário Policístico;

  • HPV – Verrugas Genitais – Condiloma;

  • Rejuvenescimento Vaginal;

  • Depilação a laser;

A obstetrícia é considerado uma das mais belas medicinas do mundo, pois os profissionais formados nesta área possuem o dom de ajudar a trazer a vida.

A obstetrícia é uma das especialidade medicas que mais conhecem a mulher, é uma das únicas que estuda a intimidade do corpo feminino, estar área é responsável pela a medicina da reprodução humana, a obstetrícia cuida da saúde da gestante, o médico ou medica que resolve seguir estar área é nomeado de obstetra, esse profissional acompanha todo o processo de gravidez da gestante.

Quando há a necessidade de ser consultar com um obstetra?

O principal motivo é a gravidez, aonde a obstetrícia é a ginecologia especializada em cuidar da saúde intima da mulher, a procura desta especialidade garante mais segurança à gestante, é extremamente importante que a mulher gravida realize visitas regulares a esta especialidade, pois além de cuidar da saúde do corpo da futura mamãe, esse especialista cuida da saúde do bebê para que ele possa nasce saudável.

O profissional especializado em obstetrícia realiza procedimentos clínicos durante os nove meses de gestação da futura mamãe, faz todo o acompanhamento do pré natal, que é uns dos procedimentos mais importante para a saúde do bebê e da futura mamãe, esse profissional que irá lhe orientar quantos aos cuidados que deve ter durante a realização do parto.

Durante o período de gestação os cuidados dobram e requer uma atenção muito maior do seu obstetra, a gestante precisa estar com uma boa alimentação, praticar exercícios físicos sem esforço, a gravidez deve ser vista como um milagre de conceber a vida, não uma doença por isso a gestante pode levar uma vida saudável a sem exageros.

Por isso, a obstetrícia é uma das mais lindas medicinas que estuda um dos mais lindos acontecimentos da vida, o nascimento de uma vida, após um parto, e estabilização da mãe, após isso a mãe volta a ter os cuidados com o seu ginecologista de confiança e a bebê passa a estar sob os cuidados do pediatra.

Qual é a diferença entre ginecologista e obstetrícia?

Após a primeira menstruação, a maioria das mulheres já começam o acompanhamento com o ginecologista, para obter informações mais precisas e detalhadas sobre a sua intimidade, grande parte das mulheres passam a ter esse acompanhamento somente na vida adulta.

A dúvida é qual e a diferença entre o ginecologista é um médico obstetra?

O ginecologista é o responsável em cuidar da saúde da intimidade da mulher, ele cuida de todo o sistema reprodutor, que deve ser acompanhado desde da infância até a menopausa, é considerado um clinico geral feminino pois o mesmo é capaz de detectar doenças relacionadas nesta região.

Já o obstetra é o médico responsável em acompanha a mulher no período de gestação, aonde ele cuida do corpo da gestante mais também na saúde do bebê, esse especialista deve acompanhar desde da gestação até o nascimento do bebê.