Videolaparoscopia

Entenda o que é Videolaparoscopia…

Videolaparoscopia é conhecida como laparoscopia, é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo tratar e diagnosticar doenças que costumam aparecer na região abdominal.

O procedimento é realizado em um ambiente hospitalar, com o auxílio e instrução de uma pequena câmera que é introduzida através da cavidade pélvica da paciente, por conta disso o procedimento não requer grandes cortes na pele.

É de costume que sejam realizadas duas pequenas incisões, a primeira é feita na região umbilical e a segunda na região inguinal bem na altura da virilha.

A câmera introduzida no paciente permite que o especialista tenha uma visão ampla do procedimento que estar sendo realizado, o especialista avalia as variações e aumentos dos tecidos internos do abdome da paciente, procedimentos como este são mais detalhados e mais minuciosos.

Conheça os benefícios da Videolaparoscopia:

  • Recuperação bem mais rápida;

  • Menor lesão e trauma na parede abdominal;

  • Baixo risco de infecção;

  • Menos cicatrizes;

  • Custo menor com medicação;

  • Eficácia no diagnóstico e tratamento

Hoje existem diversos procedimentos que podem e já são realizados através desse sistema, além disso, é uma das técnicas mais seguras, é menor a incidência de complicações em procedimentos como este.

Conheça os possíveis danos e complicações durante o procedimento de Videolaparoscopia:

  • Danos nos órgãos abdominais ou pélvicos;

  • Acometimento de nervos;

  • Ruptura da bexiga;

  • Artérias da cavidade abdominal;

  • Lesões de veias com sangramento.

O procedimento é realizado sob a paciente com uma anestesia geral, especialista como gastroenterologista, ginecologista, urologia ou cirurgião geral pode realizar o diagnóstico.

Quando a Videolaparoscopia é indicada?

As indicações são de variadas especialidades, o diagnostico dependerá do seu especialista, essa técnica é utilizada tanto para fins terapêuticos quanto para fins de diagnostico, esse procedimento hoje é bastante utilizado na especialidade de ginecologia.

Através da Videolaparoscopia é possível se realizar diversos outros procedimentos tais como laqueaduras tubárias, mimectomias, histerectomias, tratamento de gestações ectópicas entre outros procedimentos médicos.

Em oncologia o procedimento de Videolaparoscopia é também muito utilizado, por se uma técnica menos invasiva, onde garante ao paciente uma lesão menor, a Videolaparoscopia é um procedimento também que ajuda no tratamento do câncer, pois o procedimento permite uma rápida recuperação para que o paciente possa realizar radioterapia e a quimioterapia tratamentos estes que exigem muito da saúde da paciente.

Outra função importante da Videolaparoscopia é o procedimento utilizado também para detectar a infertilidade. Sem dúvida essa técnica é uma das mais aplicadas e mais seguras, o método é tão completo que oferece várias vantagens além de quase nenhum desconforto ao paciente.

Procedimentos como a Videolaparoscopia possui um baixo risco de infecção além de uma recuperação bem rápida. Antes da realização do procedimento uma serie de testes são realizados por um especialista. No dia da cirurgia é preciso chegar com uma certa antecedência para que se fique tranquilo (a).

A paciente fica internada e antes de ir para sala de cirurgia a mesma recebe uma anestesia local, a partir desse momento todos os equipamentos são posicionados e se inicia o procedimento cirúrgico, por se um método bem simples, procedimentos como este não geram complicações.

O paciente após a cirurgia leva em torno de 2 semanas para pode voltar a sua rotina normal, os sintomas depois do procedimentos são bem poucos, para que ajude o paciente na recuperação o médico costuma prescrever um anti-inflamatório e um analgésico que devem ser tomados com responsabilidade e seriedade respeitando os horários.

A alta também é dada ao paciente em um menor tempo, isso fazendo uma comparação com outros procedimentos cirúrgicos, os riscos de traumas e infecções são bem pequenos, técnicas como a Videolaparoscopia são bem considerada hoje pelo os benefícios apresentados pelo o procedimento é a facilidade do paciente de recuperação.