Cirurgias Ginecológicas: conheças os principais tipos de cirurgias.
Hoje as cirurgias ginecológicas são os procedimentos mais utilizados por diversas mulheres que são diagnosticadas com doenças no sistema reprodutor, o assunto gera muita insegurança e duvidas nas mulheres, que por falta de conhecimento acabam ficando com medo de procedimentos simples.
Entenda como funcionam as técnicas de cirurgias ginecológicas.
-
Histerectomia Total.
É um procedimento cirúrgico de retirada do colo do útero e do útero, é um procedimento utilizado no tratamento de miomas múltiplos e grandes, o principal sintoma do mioma é o sangramento.
-
Histerectomia Radical ou cirurgia de Wertheim-Meigs.
É um procedimento cirúrgico realizado para tratar o câncer do colo do útero em estágio grave (avançado), o procedimento cirúrgico consiste em retirar todo o colo, do ovário e do útero, além de toda a parte superior da vagina, dos gânglios da pelve (linfonodos) e dos paramétrios que é o ligamento do lateral do útero.
-
Conização ou Traquelectomia
É a retirada de todo o colo do útero, procedimento utilizado geralmente para diagnosticas e tratar lesões malignas ou não do colo do útero.
-
Ooforectomia
É a retirada dos ovários.
-
Anexectomia
Retirada dos ovários e trompas.
-
Linfadenectomia pélvica
É o procedimento cirúrgico de retirada de todo o tecido gorduroso e dos gânglios que se encontram junto aos vasos e nervos existente da pelve.
Vale ressaltar, que cada procedimento tem a sua particularidade, sendo assim apenas um médico, que acompanha todo o seu prontuário médico ira ver qual é o melhor procedimento cirúrgico a ser realizado.
É importante que o paciente converse com o médico e tire todas as suas dúvidas referente ao procedimento.
Entenda um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos ginecológicos…
O que é miomectomia?
Miomectomia nada mais é do que o procedimento cirúrgico de retirar o mioma sem retirar o útero, é muito indicada por miomas que causam a infertilidade.
Laqueadura de trompas o que é?
Procedimento muito comum a laqueadura ou a ligadura de trompa consiste apenas em retirar ou amarrar as tubas uterinas, esse procedimento é realizado na forma de esterilização definitiva, procedimento muito utilizado em mulheres que pretende não ter mais filhos.
A laqueadura das trompas pode ser feita via abdominal, o procedimento é semelhante à cesariana, porem o corte e bem menor, via umbilical, através de uma pequena incisão realizada no umbigo, imediatamente após o parto normal ou através da laparoscopia.
Cirurgia dos pequenos lábios ou Ninfoplastia
A Ninfoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para reduzir os lábios da vagina, deixando eles simétricos. A assimetria dos pequenos lábios vaginais pode ser causa de problemas estéticos ou desconforto vaginal, onde a mulher sente dor em realizar atividades simples do cotidiano.
As cirurgias ginecológicas são procedimentos cirúrgicos simples que trazem mais alto estima, saúde e bem estar para as mulheres que sofrem de problemas nesta região tão sensível. Além disso, o procedimento de recuperação é rápido, onde as mulheres podem volta em pouco tempo a rotina de trabalho normal.