Como funciona o tratamento de Mioma

Não há um médico hoje que faça o mioma desaparecer, porém existem algumas drogas que pode impedir ou retardar o crescimento do mioma, até que o mesmo ser reduza de tamanho temporariamente, porém esses remédios podem causar efeitos colaterais no paciente, os efeitos podem ficar presente no organismo do paciente até 4 meses, se o tratamento for cessado o mioma volta a crescer.

• Uso de pílulas anticoncepcionais e uso de medicamentos;

• Cirurgia para retirada do mioma e nos casos mais extremos é solicitado a retirada do útero através da histerectomia;

• Intervenção não cirúrgica é uma técnica de embolização da artéria uterina esse procedimento é feito para adiar a cirurgia.

O tratamento cirúrgico do mioma uterino é caracterizado de acordo com a idade de cada paciente, a decisão em realizar o procedimento leva em conta ser a mulher futuramente tem o desejo da gestação, sendo assim será levado em consideração o tamanho dos miomas e a localização dos mesmos.

Quando é realizado o procedimento de retirada dos miomas através da histerectomia, a cirurgia radica envolve a retirada de todo o útero aonde existe a doença. O procedimento conserva o elemento de fixação da cavidade uterina, aonde a inervação e vascularização da parte alta da cúpula (vagina) e da bexiga, aonde o procedimento visa retirar o mioma sem afetar a sensibilidade ou a condição da mulher ao realizar a pratica sexual.

O mioma ser for detectado com antecedência é tratável, por isso é importante que a mulher realize o acompanhamento medico para saber se existe ou não doenças dentro do útero da mesma, o diagnostico rápido é fundamental para o tratamento da doença.